Objetivo geral:
O curso de extensão em Salas de Recursos Multifuncionais visa aperfeiçoar o profissional para a aquisição de conhecimentos teórico-metodológicos, desenvolvimento das habilidades, competências para a prática docente em salas de recursos multifuncionais e utilização de ferramentas de atendimento a criança com deficiência.
Objetivos específicos:
- Diferenciar os tipos de legislação que regulam o ambiente escolar.
- Participar de observações de campo e de avaliações de resultados dentro do ambiente educacional.
- Reconhecer vários métodos de avaliação e, em especial, a metodologia da pesquisa-ação.
- Desenvolver o plano de Atendimento Educacional Especializado – AEE.
- Avaliar a importância da relação da família com o profissional da sala de recursos.
- Reconhecer a importância da agenda.
- Identificar o processo de avaliação e seleção de recursos de tecnologia assistiva, a partir do estudo de caso, com o enfoque no aluno, contexto escolar e características das tarefas.
- Criar recursos pedagógicos conforme cada necessidade.
- Reconhecer os recursos assistivos e sua possibilidade de uso na acessibilidade para as pessoas surdas.
- Discutir sobre o acesso do cego aos locais públicos.
Metodologia
O curso será desenvolvido na modalidade à Distância, usando a Internet como meio de comunicação e integração entre os participantes. O acesso ao mesmo será por meio do site www.gamalielvirtual.com.br/nead. Sua proposta pedagógica está assentada na relação teoria-prática, que expressa uma concepção de formação humana dentro dos marcos da educação cidadã.
Nosso ambiente virtual de aprendizagem possui ferramentas que dinamizam os estudos com vídeos, livros, fóruns, desafios, exercícios e etc.
O curso possui carga horária de 150 horas distribuídas em 10 Unidades de Aprendizagem.
- Atendimento Educacional Especializado: Discutindo Legislações
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
- O Planejamento e a Relação Familiar para o Sucesso do Atendimento na Sala de Recursos
- Recursos pedagógicos: a influência do lúdico na aprendizagem de crianças com necessidades especiais
- A tecnologia assistiva e suas possibilidades: tipos, características, recursos e contexto escolar.
- O Plano de Atendimento Educacional Especializado e os desafios para a compreensão e inclusão do aluno com deficiência, no currículo geral
- Técnicas de Leitura e Escrita do Sistema Braille
- Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda
- Em direção à uma verdadeira prática inclusiva
- Alunos que necessitam de cuidados especiais de saúde
Público Alvo
O curso destina-se aos profissionais em geral da área Educação, estudantes da área ou áreas afins interessados em adquirir maior conhecimento em técnicas e Metodologias na Educação inclusiva com foco nas salas multifuncionais para a aquisição de conhecimentos teórico-metodológicos, bem como enriquecimento do currículo.
Escolaridade mínima: graduação ou graduando.
Matrícula
A realização da inscrição será feita via Internet, no endereço eletrônico academico.faculdadegamaliel.com.br, no polo ou sede da instituição.
A matrícula será confirmada após o pagamento da taxa única.
Avaliações
O sistema de avaliação por aulas está estruturado da seguinte forma:
Desafio Individual
Exercícios
Fórum de discursão
Para avaliação do desempenho o aluno deverá responder todos os desafios e exercícios alcançando um mínimo de 70% de acertos e 75% de acesso.
Diplomação
Para obtenção do Certificado de Extensão do curso em Conteúdos e Metodologias na Educação Infantil, que será expedido de acordo com as normas vigentes da Faculdade Gamaliel, o aluno deverá satisfazer as seguintes exigências:
Completar o conjunto das aulas e atividades do curso;
Obter frequência mínima no AVA de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada disciplina;
Obter um mínimo de 70% de acertos nas atividades web realizados.