Bacharelado em Enfermagem
Objetivo
O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Gamaliel tem como objetivo geral oferecer uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva ao futuro enfermeiro, para que este possa como profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, conhecer e intervir nos problemas/situações de saúde-doença, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes; além de atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.
Metodologia
O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel é desenvolvido na modalidade Presencial com adequação de 20% da carga horária na Modalidade a Distância. Um significativo diferencial de formação e considera a adoção de metodologias diversificadas de ensino- aprendizagem, apresentando integração com as necessidades regionais específicas, o que resultará em contribuição para o desenvolvimento e a promoção social e profissional da região. A metodologia de ensino-aprendizagem está comprometida com a interdisciplinaridade, com o desenvolvimento do espírito científico e com a formação de sujeitos autônomos e cidadãos. Outros aspectos considerados no processo de formação do Enfermeiro são as transformações da profissão, os avanços científicos e tecnológicos, as demandas do mercado de trabalho e, principalmente, as necessidades de saúde dos grupos populacionais em todo ciclo vital, considerando os perfis demográfico, sócio-econômico e epidemiológico municipal, estadual, regional e nacional.
Matrícula
A realização da inscrição será feita somente via Internet, no endereço eletrônico portal.faculdadegamaliel.com.br.
A matrícula, ato formal de ingresso no curso e de vinculação Sistema de Ensino Gamaliel, realiza-se nos Polos de Apoio Presencial, mediante requerimento instruído com a seguinte documentação:
- 2 cópias do Certificado do Ensino Médio
- 2 cópias do Histórico do Ensino Médio
- 2 cópias da Identidade
- 2 cópias CPF
- 2 cópias da certidão de nascimento ou casamento
- 2 foto ¾
- 2 cópias do título de eleitor
- 2 cópias do comprovante da última votação
- 2 cópias da reservista (para os homens)
- 2 cópias do comprovante de residência
Diplomação
Após a integralização dos períodos letivos organizados por disciplinas que compõem o Curso Graduação em Enfermagem na modalidade Presencial, será conferido ao concluinte do curso do Diploma de Bacharel em Enfermagem. Para obter o Grau e fazer jus ao Certificado, que será expedido de acordo com as normas vigentes do Sistema de Ensino Gamaliel, o aluno deverá satisfazer as seguintes exigências:
- Completar o conjunto das disciplinas do curso;
- Obter a nota mínima 7,0 (sete) em cada disciplina e ter seu Trabalho de Conclusão de Curso aprovado;
- Obter frequência mínima de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada disciplina;
- Apresentar o Relatório Final de Estágio Supervisionado, conforme as condições estipuladas.
- Apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso
Projeto Integrador/Relatório
Grade Curricular
1º SEMESTRE | Total |
Anatomia Humana | 120 |
Antropologia Aplicada à Saúde | 40 |
Bioquímica e Biofísica | 100 |
Citologia e Histologia | 100 |
Metodologia de Pesquisa | 40 |
2º SEMESTRE | Total |
Bases Históricas e Teorias da Enfermagem | 60 |
Fisiologia Humana | 100 |
Genética e Embriologia | 80 |
Microbiologia e Imunologia | 120 |
Sociologia Aplicada à Saúde | 40 |
3º SEMESTRE | Total |
Biossegurança e Ergonomia | 40 |
Enfermagem e Políticas Públicas de Saúde | 80 |
Informática Aplicada à Saúde | 40 |
Parasitologia | 40 |
Processos Patológicos Gerais | 100 |
Psicologia Aplicada à Saúde | 40 |
Responsabilidade Social e Saúde Ambiental | 60 |
4º SEMESTRE | Total |
Bioestatística e Epidemiologia | 80 |
Enfermagem em Doenças Transmissíveis | 40 |
Ética e Legislação em Enfermagem | 60 |
Farmacologia | 80 |
Fundamentos da Assistência de Enfermagem | 140 |
5º SEMESTRE | Total |
Assistência de Enfermagem em Saúde Coletiva | 100 |
Demandas do Sistema de Saúde Pública na Amazônia | 80 |
Nutrição no Processo Saúde-Doença | 60 |
Seminário Interdisciplinar I | 40 |
Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem | 140 |
6º SEMESTRE | Total |
Assistência de Enfermagem à Saúde do Adulto e do Idoso | 200 |
Assistência de Enfermagem em Centro de Material e Esterilização | 80 |
Assistência de Enfermagem em Saúde Mental | 120 |
Enfermagem no Cuidado à Saúde do Trabalhador | 40 |
Seminário Interdisciplinar II | 40 |
7º SEMESTRE | Total |
Assistência de Enfermagem à Saúde da Mulher e ao Neonatal | 200 |
Assistência de Enfermagem em Centro Cirúrgico | 120 |
Gestão em Serviços de Saúde | 80 |
Optativa I – Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva | 80 |
8º SEMESTRE | Total |
Assistência de Enfermagem à Saúde da Criança e do Adolescente | 180 |
Assistência de Enfermagem em Emergência | 120 |
Educação em Enfermagem | 40 |
Optativa II – Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS | 80 |
Práticas Educativas em Saúde na Amazônia | 40 |
Detalhes do Curso
- Leituras 0
- Quizzes 0
- Duração 50 horas
- Nível de Habilidade Todos os níveis
- Linguagem Inglês
- Alunos 6
- Critérios de avaliação Sim