
Sobre o curso
O Curso de Teologia visa contribuir no desenvolvimento e no cultivo da dimensão religiosa e da espiritualidade do ser humano, buscando no sentido profundo e radical da existência, a compreensão da relação entre o humano e o sagrado nas relações sociais. Isto implica desenvolver atitudes de abertura ao outro, que se expressa no diálogo, no respeito, na solidariedade e no acolhimento das diferenças, desenvolvendo a sensibilidade humano-religiosa e o pensamento crítico face ao fenômeno religioso e suas repercussões. Busca ainda superar a fragmentação de experiências e da compartimentalização da realidade com uma compreensão sistêmica e complexa do universo com a materialidade orgânica da vida.
Público Alvo
Indicado para o público em geral (com ensino médio completo); interessados em geral em Ciências Humanas aplicadas, com especial atenção ao campo da religião; Missionários e membros de igrejas, nas mais diversas denominações, que atuem em setores de assistência, ensino, ministérios eclesiais na condição de presbíteros, diáconos, agentes comunitários e pastorais, ou para aqueles que pretendem dedicar-se ao Magistério como professores de Teologia e outras ciências do campo teológico.





Matrícula
Documentos necessários para a matrícula
Certificado e Histórico de Ensino Médio (Cópia autenticada) |
Foto 3X4 |
Identidade (RG) |
Cadastro de Pessoa Física (CPF) |
Título Eleitoral |
Comprovante de Votação |
Certidão de Nascimento ou de Casamento |
Carteira de Reservista (Exigida para os homens) |
Comprovante de Residência |
Grade Curricular
Área de Atuação

Pesquisador
O teólogo pode exercer o papel de pesquisador dos fenômenos religiosos. Nesta área é importante valorizar sempre a tolerância e o respeito entre as inúmeras crenças presentes em nossa sociedade.
Professor
A área da educação é um dos mercados que mais absorve profissionais desta área. Teólogos podem trabalhar em escolas de educação básica dando aulas de ensino religioso, e também em escolas dominicais.
Capelão
Ministro religioso autorizado a prestar assistência e a realizar cultos em comunidades religiosas, conventos, colégios, universidades, hospitais, presídios, entre outras instituições. Polícia Militar, Marinha, Exército e Aeronáutica abrem concursos públicos para profissionais da área de Teologia atuarem como capelães.